PUBLICIDADE

Ásia

Maior relógio do mundo é ativado em cidade sagrada de Meca

11 ago 2010 - 16h19
(atualizado às 18h22)
Compartilhar

Um relógio gigante em um arranha-céu da cidade sagrada islâmica de Meca começou a funcionar nesta quarta-feira no início do Ramadã, mês no qual islâmicos realizam jejum durante o dia, em meio à esperança de que este será o relógio oficial para muçulmanos em todo o mundo. O Relógio de Meca, que Riad diz ser o maior do mundo, tem quatro lados, com diâmetro de 43 m cada.

O Relógio de Meca, que tem quatro lados, com diâmetro de 43 m cada, começou a funcionar nesta quarta
O Relógio de Meca, que tem quatro lados, com diâmetro de 43 m cada, começou a funcionar nesta quarta
Foto: Reuters

O equipamento está localizado a 400 m do que será o segundo maior prédio do mundo, com vista para a mesquita sagrada de Meca, para a qual muçulmanos em todo o mundo se voltam cinco vezes ao dia para orações. "O relógio sagrado de Meca foi iniciado por ordem do rei Abdullah bin Abdulaziz Al-Saud... um minuto depois da meia-noite desta manhã, o primeiro dia do mês sagrado do Ramadã", informou a agência estatal de notícias SPA.

Mais de 90 milhões de peças de vidro colorido formam mosaicos que compõem os quatro lados do relógio, que têm ainda uma grande inscrição do nome "Alá". Segundo a agência estatal, o equipamento é visível de todas as regiões da cidade.

O relógio foi posicionado em uma torre de 601 m de altura, que se tornará o segundo maior prédio habitado no mundo quando for concluído, daqui a três meses. "Por estar localizado em frente à mesquita sagrada, todo o mundo islâmico se referirá à hora de Meca, ao invés de Greenwich (GMT). O relógio de Meca se tornará um símbolo para todos os muçulmanos", disse Hashim Adnan, residente da cidade de Jeddah.

O projeto é parte dos esforços para modernizar a antiga cidade e torná-la capaz de receber milhares de peregrinos. Cerca de dois milhões de muçulmanos visitam a cidade todos os anos como parte da peregrinação do Hajj, exigida a todos os muçulmanos capaz de realizá-la. Outros 3,5 milhões de peregrinos visitam Meca durante o ano.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade