PUBLICIDADE

Europa

Onda de calor na Rússia deve durar pelo menos mais 10 dias

10 ago 2010 - 12h38
(atualizado às 13h08)
Compartilhar

Uma forte onda de calor deverá continuar na parte europeia da Rússia pelo menos pelos próximos 10 dias, afirmou um especialista do Rosgidromet, o serviço meteorológico do governo russo.

Barco de passeio navega por canal de Moscou sob densa fumaça causada por incêndios florestais
Barco de passeio navega por canal de Moscou sob densa fumaça causada por incêndios florestais
Foto: AFP

Além de agravar os problemas da produção de grãos da safra de primavera, a onda de calor ameaça a semeadura da safra de inverno, já que falta umidade nos campos.

"Não há nenhuma mudança drástica na situação", disse Dmitry Kiktyov, diretor do Hydrometcentre, uma unidade do Rosgidromet.

"Haverá apenas mudanças pequenas nas temperaturas e algumas chuvas esparsas. Será insuficiente para aliviar a atual situação", afirmou Kiktyov.

Anna Strashnaya, chefe do departamento agrícola da Rosgidromet, afirmou que se chover nos próximos 10 dias o plantio da safra de inverno russa poderia ocorrer sem maiores problemas, apesar do atraso já verificado.

Segundo ela, a seca também está afetando as safras de milho e de girassol. "A produção deverá ser menor que o esperado, porque as condições para o desenvolvimento dessas lavouras estão se deteriorando", afirmou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade