PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Oriente Médio

Enchentes já afetam um milhão no Paquistão, diz ONU

31 jul 2010 - 13h53
(atualizado às 16h05)
Compartilhar

As enchentes que afetam o noroeste do Paquistão afetam mais de um milhão de pessoas, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Os mortos já chegam a 800.Segundo o ministro de Informação de uma das províncias afetadas, Mian Iftikhar Hussain, as cheias já são as piores registradas na região.

Vista aérea das áreas alagadas mostra casas tomadas pela enchente
Vista aérea das áreas alagadas mostra casas tomadas pela enchente
Foto: EFE

As inundações são causadas pelas chamadas chuvas de monções, que levaram diversos rios no país e no vizinho Afeganistão a transbordar. Equipes de resgate estão com dificuldades de chegar às zonas inundadas. Vilarejos inteiros, estradas e pontes foram destruídos. Mesmo a maior cidade da região, Peshawar, com mais de três milhões de habitantes, está incomunicável.

A repórter da BBC Lyse Doucet, que percorre áreas atingidas pelas cheias, descreveu uma situação em que meio milhão de pessoas estão buscando refúgio em ilhas formadas pelas áreas mais altas. Outras buscam abrigo dentro de mesquitas e escolas. Nas últimas 36 horas a precipitação de chuva foi de 312 mm, a maior quantidade em décadas. O governo do Paquistão declarou estado de emergência.

O coordenador do escritório da ONU para assistência humanitária no Paquistão, Manuel Bessler, disse à BBC que os prejuízos são muito difíceis de calcular, já que mesmo a organização esta tendo dificuldades de se comunicar com seus funcionários em outras partes do país. As equipes tentam providenciar abrigos, alimentos, água potável e saneamento para os afetados pelas enchentes.

Dezessete helicópteros estão sendo empregados para resgatar pessoas ilhadas nas áreas mais afetadas. Mais aeronaves entrarão em ação nas próximas horas. Bessler afirmou que está preocupado com a possibilidade de que os rios levem as águas em direção ao sul do país, causando enchentes em outras partes. No Afeganistão, o Exército afirmou que resgatou 5 mil pessoas nos últimos três dias, usando helicópteros, veículos e escavadeiras.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade