Notícias » Mundo » Mundo

 Caricaturas de Uribe circulam durante reunião da Unasul
29 de julho de 2010 22h10 atualizado em 30 de julho de 2010 às 01h25

Caricaturas do presidente colombiano, Alvaro Uribe, circulavam nesta quinta-feira no prédio em Quito onde estão reunidos os chanceleres da Unasul, para tratar do rompimento das relações entre Colômbia e Venezuela. Os desenhos foram deixados em uma mesa na área onde estão os jornalistas que cobrem a reunião entre os chanceleres Jaime Bermúdez (Colômbia) e Nicolás Maduro (Venezuela), na sede do ministério equatoriano das Relações Exteriores.

Alguns exemplares chegaram às mãos dos jornalistas, enquanto o pessoal da chancelaria local tentava recolher os desenhos, qualificados de "ofensa" a Uribe. Uma caricatura mostra Uribe sobre vários cadáveres, ao lado de paramilitares de direita, em referência à denúncia da oposição colombiana e de ONGs sobre a possível existência de uma fossa comum com milhares de corpos de rebeldes no sul da Colômbia.

Chanceleres e representantes dos doze membros da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) debatem em Quito a ruptura das relações diplomáticas entre Venezuela e Colômbia, provocada pela denúncia de Bogotá sobre a presença de guerrilheiros colombianos no país vizinho. O governo venezuelano pediu uma reunião "de emergência" para "denunciar as graves agressões" de Bogotá contra Caracas.

Em 22 de julho passado, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, rompeu relações com a Colômbia após Bogotá denunciar na Organização dos Estados Americanos (OEA) a presença de 1.500 guerrilheiros colombianos no território venezuelano.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.