PUBLICIDADE

América Latina

Correa: Equador saberá defender sua soberania de agressão

25 jul 2010 - 16h35
(atualizado às 17h49)
Compartilhar

O Equador é um país de paz, mas está preparado para defender sua soberania de qualquer agressão, disse este domingo o presidente Rafael Correa, reiterando sua advertência, após o bombardeio colombiano contra uma base guerrilheira em território equatoriano, em 2008.

"Somos amantes da paz e da doce fadiga do trabalho. Os equatorianos não queremos (agredir), nem agredimos ninguém, mas sabemos e saberemos defender nossa integridade territorial contra qualquer um que tente pisoteá-la", disse Correa durante ato por ocasião do aniversário de fundação de Guayaquil.

"Estamos recuperando a independência no nosso território. Como sempre deve acontecer, não temos que renunciar diante de ninguém a nossa soberania", acrescentou o presidente, segundo declarações reproduzidas pela agência pública Andes.

Embora não tenha feito alusão diretamente ao ataque de 1º de março de 2008, Correa tem sido enfático em advertir o governo colombiano que considerará causa de guerra uma nova incursão como aquela, na qual morreram 25 pessoas, inclusive o número dois da guerrilha das Farc, Raúl Reyes.

A raíz deste bombardeio na região fronteiriça de Angostura, o Equador rompeu relações com a Colômbia, embora estas tenham sido restabelecidas em novembro passado, ao nível de encarregados de negócios, e está em andamento um processo para normalizá-las plenamente.

axm/elg/mvv

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade