PUBLICIDADE

Mundo

Com -24°C, Peru declara emergência por causa de onda de frio

24 jul 2010 - 08h41
(atualizado às 14h42)
Compartilhar
Dan Collyns
Da BBC Brasil

O governo do Peru decretou Estado de emergência em 16 das 24 regiões do país por causa da onda de frio.

Baixa temperatura já deixou 409 mortes por doenças relacionadas ao frio, a maioria crianças menores de 5 anos
Baixa temperatura já deixou 409 mortes por doenças relacionadas ao frio, a maioria crianças menores de 5 anos
Foto: EFE

A maior parte das áreas afetadas fica na região andina, no sul do país, onde as temperaturas costumam cair para abaixo de zero graus centígrados nesta época do ano.

Neste ano, no entanto, as temperaturas chegaram a -24°C.

Com a medida, as autoridades locais podem acessar fundos de emergência para fornecer remédios, cobertores e abrigos às populações mais afetadas pelo frio.

Mortes

Nesta semana, os termômetros marcaram as temperaturas mais baixas em 46 anos na capital, Lima, quando o frio chegou a 8°C. Foram adotadas medidas de emergência em vários subúrbios da cidade.

Na região amazônica do Peru, normalmente quente e úmida, a temperatura caiu para até 9°C. Já houve cinco ondas de frio na região neste ano.

Centenas de pessoas - quase metade delas crianças muito jovens - morreram de doenças relacionadas ao frio, como pneumonia, nas regiões montanhosas do sul do Peru, onde a temperatura tem atingido -20°C.

As populações rurais pobres, que vivem 3.000 metros acima do nível do mar, são as mais afetadas.

Segundo fontes médicas, a desnutrição, pobreza extrema e condições extremas de vida são os principais fatores de mortes relacionadas ao frio nesta época do ano.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade