Notícias » Mundo » Mundo

 Presidente dominicano conversará com Santos sobre Venezuela
22 de julho de 2010 19h07 atualizado às 19h59

O governante da República Dominicana, Leonel Fernández, receberá na próxima semana em Santo Domingo o presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, para conversar sobre a ruptura de relações anunciada pela Venezuela. "Na próxima semana, vou receber o presidente eleito Santos na República Dominicana e será a ocasião para falar com ele sobre estes temas e depois ver então como podemos contribuir para harmonizar as relações entre estes dois povos irmãos", declarou Fernández a jornalistas em Havana, onde está em visita oficial.

Segundo Fernández, o encontro com Santos faz parte de seu papel como presidente do 'Grupo de Amigos' criado na Cúpula da Unidade da América Latina e do Caribe, realizada em Cancún (México) em fevereiro deste ano. O presidente dominicano não quis comentar a decisão da Venezuela de romper relações com a Colômbia por causa das denúncias do governo colombiano sobre a presença de chefes guerrilheiros em território venezuelano.

"Não quero emitir um julgamento de valor sobre este tema porque minha contribuição pode ser maior em como podemos superar isto", declarou Fernández. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta quinta-feira o rompimento das relações com a Colômbia por considerar como uma "ofensa" as denúncias colombianas na Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre a presença de guerrilheiros em território venezuelano.

"A Venezuela rompe a partir deste momento todas as relações com a Colômbia (...). Vêm aí dias muito perigosos e ordenei alerta máximo na fronteira", declarou Chávez.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.