PUBLICIDADE

América Latina

Colômbia reforça tropas na fronteira com Equador

22 jul 2010 - 15h57
(atualizado às 16h50)
Compartilhar

O comandante das Forças Armadas da Colômbia, general Freddy Padilla, disse nesta quinta-feira que o país aumentou sua presença militar na fronteira com o Equador.

Perguntado pelo canal equatoriano Ecuavisa sobre o pedido do ministro de Segurança Interna e Externa do Equador, Miguel Carvajal, de bases militares na fronteira, Padilla declarou que há avanços nesse aspecto.

"Me alegra que uma autoridade equatoriana esteja pedindo ao governo (colombiano) que, por meio de suas Forças Armadas, aumente o número de bases na fronteira", apontou.

"Estamos avançando nessa direção, colocando-as de maneira estratégica. Nossos recursos são limitados", disse Padilla.

Ao falar do processo judicial equatoriano no qual foi citado, Padilla reiterou que o governo da Colômbia considera que o ocorrido foi um ato de Estado.

O militar está envolvido em processo judicial no Equador que investiga o bombardeio da Colômbia contra um acampamento clandestino das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em território equatoriano.

A operação, realizada em 1º de março de 2008, matou pelo menos 26 pessoas e provocou a ruptura de relações diplomáticas entre Colômbia e Equador, para quem o ataque violou sua soberania territorial.

Quito e Bogotá estão em processo de restabelecimento de suas relações diplomáticas que, no momento, se encontra na designação de seus respectivos encarregados de negócios.

EFE   
Compartilhar
Publicidade