Notícias » Mundo » Eleições no mundo » Eleições no mundo

 A programação da posse de George W. Bush
20 de janeiro de 2005 08h57

Comentários
 
George W. Bush vive hoje um dos dias mais importantes de sua vida quando toma posse no seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos. A agenda completa começa com atos religiosos, segue com o juramento como presidente dos Estados Unidos, o desfile oficial e encerra-se com os bailes de gala.

Ato religioso - Bush e sua esposa Laura assistirão a um ato religioso na Igreja Episcopal San John, que fica muito perto da Casa Branca, às 09h (12h de Brasília). Esta é uma tradição que foi iniciada por Franklin Roosevelt em 1933 e que, desde então, todos os residentes da Casa Branca seguiram.

Após rezar, o habitual é que o presidente em fim de mandato acompanhe o presidente eleito ao Capitólio para sua tomada de posse, mas evidentemente neste caso Bush poderá saltar o trâmite e ir sozinho à sede do Congresso.

A posse - Às 11h30 local (14h30 de Brasília), na escadaria do Capitólio e com temperaturas abaixo de zero, está previsto que se inicie a cerimônia de posse para a 55ª presidência dos EUA.

A tradição estabelece que o primeiro a tomar posse seja o vice-presidente. Assim fará Dick Cheney, que terá o juramento tomado pelo presidente da Câmara de Representantes, o republicano Dennis Hastert.

Às 12h, (15h de Brasília) chegará o grande momento. George W. Bush prestará juramento ante o presidente do Tribunal Supremo, William Rehnquist. Rehnquist, de idade avançada e seriamente afetado por um câncer de tireóides, não quis perder a ocasião de voltar a tomar juramento ao presidente, tal e como fez há quatro anos para seu primeiro mandato.

Depois do juramento, vem o discurso inaugural, de cerca de 17 minutos de duração e no qual Bush "falará de sua visão esperançosa para os EUA e para o mundo. É um discurso de liberdade", adiantou ontem o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan. Bush está dando extrema importância ao texto que lerá em público e, de fato, ontem se deslocou aos Arquivos Nacionais para se inspirar nos documentos escritos à mão por George Washington, para o que foi o primeiro discurso de posse do país.

Almoço - Já confirmado no cargo, Bush participará de um almoço oficial com membros das duas câmaras no qual, habitualmente, o menu inclui pratos típicos dos estados de origem do presidente e do vice-presidente. A cerimônia incluirá atuações do coro da Academia Naval dos EUA, uma inovação do reverendo Luis León, e canções de cunho patriótico.

Desfile - Depois da refeição, às 14h (18h de Brasília), começa o desfile presidencial liderado por Bush, que percorrerá a avenida Pensilvânia - trechos a pé, trechos de carro - até a Casa Branca. Bush liderará o ato só no início, pois depois o seguirá de um palanque especial que foi instalado em frente à Casa Branca.

Bailes - A partir das 19h (22h de Brasília), o casal Bush deverá passar pelos nove bailes de gala convocados em sua honra nos quais, habitualmente, o presidente cumprimenta os participantes e dança uma música.

Bush deverá compartilhar o protagonismo com a primeira-dama, Laura Bush, e seu traje de noite, um elegante desenho do costureiro dominicano Oscar de La Renta - azul gelo bordado em prata - que será coberto com um echarpe em tom de cetim.

Todos os festejos para a inauguração, a primeira que ocorre depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, foram organizados sob o lema "Celebração da Liberdade, Honra ao Serviço", em homenagem aos soldados destacados no Iraque e Afeganistão.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.