PUBLICIDADE

América Latina

Manifestação violenta pede renúncia do presidente no Haiti

13 jul 2010 - 17h28
(atualizado às 18h20)
Compartilhar

Centenas de jovens protestaram, nesta terça-feira, nas ruas de Porto Príncipe, pedindo a renúncia do presidente René Préval, em manifestações durante as quais foram registrados incidentes, constatou um fotógrafo da AFP no local.

Manifestantes contrários ao presidente Rene Preval correm enquanto carro é incendiado no Haiti
Manifestantes contrários ao presidente Rene Preval correm enquanto carro é incendiado no Haiti
Foto: AFP

Um carro foi incendiado pelos manifestantes procedentes de bairros pobres da capital. Não houve registros de feridos entre os manifestantes, que exibiam fotos dos ex-presidentes haitianos Jean-Claude Duvalier e Jean-Bertrand Aristide, ambos no exílio.

Barricadas de pneus incendiados foram erguidas em várias vias do centro da capital e vários carros tiveram os para-brisas quebrados por pedras.

A polícia se concentrou em frente ao palácio presidencial, onde os manifestantes deviam concentrar-se para reivindicar, ainda, a renúncia do Conselho Eleitoral, encarregado de organizar eleições legislativas e presidenciais, previstas para 28 de novembro.

Após uma interrupção durante a Copa do Mundo da África do Sul, organizações políticas da oposição voltaram a realizar manifestações antigovernamentais, ao mesmo tempo em que o governo lembrava, na segunda-feira, os seis meses do terremoto de 12 de janeiro que devastou o Haiti, deixando 250 mil mortos e 1,5 milhão de desabrigados.

Vários partidos reivindicam a renúncia do presidente René Préval, cujo mandato expira em fevereiro de 2011, acusando-o de querer permanecer no poder depois do prazo oficial.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade