PUBLICIDADE

Mundo

Opositor de Chávez ligado a terrorista é preso em Caracas

13 jul 2010 - 01h48
(atualizado às 02h35)
Compartilhar

As autoridades venezuelanas detiveram, nesta segunda-feira, Alejandro Peña Esclusa, um dos líderes da oposição radical ao presidente Hugo Chávez, por seus supostos vínculos com Francisco Chávez Abarca, um salvadorenho preso no último dia 1º e depois entregue a Cuba, onde é acusado de terrorismo.

David Colmenares, diretor de Contrainteligência do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin), que deteve Esclusa em seu domicílio em Caracas, disse que encontrou material de "natureza explosiva" no local.

Colmenares admitiu que a detenção foi realizada "graças à informação fornecida pelo terrorista salvadorenho Francisco Chávez Abarca", que momentos antes de ser levado a Cuba admitiu à rede de televisão VTV que foi contratado para realizar atentados para desestabilizar o governo de Chávez.

Consultado sobre seus mentores, Abarca, responsabilizado por atentados em Cuba, nomeou explicitamente o agente anticastrista da CIA, Luis Posada Carriles, de nacionalidade venezuelana e cubana, acusado de fazer explodir um avião cubano com quase 80 pessoas a bordo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade