PUBLICIDADE

Europa

Conheça os envolvidos no escândalo da herdeira da L'Oréal

8 jul 2010 - 13h26
(atualizado às 13h34)
Compartilhar

Uma disputa familiar envolvendo a mulher mais rica da França Liliane Bettencourt, sua filha e um amigo, acabou se transformando em um escândalo político que pode abalar o governo do presidente Nicolas Sarkozy.

Liliane Bettencourt, a mulher mais rica da Europa, é acusada de evasão de divisas e sonegação de impostos
Liliane Bettencourt, a mulher mais rica da Europa, é acusada de evasão de divisas e sonegação de impostos
Foto: AFP

O caso iniciou em razão do julgamento do fotógrafo Francois-Marie Banier, acusado de extorquir de Bettencourt, herdeira do grupo L'Oréal, e passou a envolver o governo Sarkozy quando Francoise Bettencourt-Meyer, filha da bilionária, entregou à polícia gravações secretas que indicavam que sua mãe sonegava impostos com a conivência do então ministro das Finanças, Eric Woerth. Mais tarde, o próprio presidente francês foi envolvido quando um contador disse que Bettencourt fez doações ilegais à campanha presidencial dele. Saiba quem são os principais envolvidos no caso:

Liliane Bettencourt

A mulher mais rica da Europa e a segunda pessoa mais rica da França, Liliane Bettencourt, 87 anos, é pivô de uma crise política que explodiu após a divulgação de gravações secretas feitas pelo seu ex-mordomo com acusações de evasão de divisas e sonegação fiscal, que envolvem o ministro do Trabalho francês, Eric Woerth, e a sua mulher. Bettencourt é a filha do fundador da L'Oréal e tem uma fortuna estimada em US$ 20 bilhões. Ela herdou o grupo em 1957.

Francois-Marie Banier

O socialite e fotógrafo Banier, 63 anos, é um amigo de longa data de Bettencourt. Ele está sendo julgado pela acusação de ter forçado a bilionária a lhe dar presentes no valor de 1 bilhão de euros, que incluem obras de arte, seguro de vida e até uma ilha no arquipélago de Seychelles. Se condenado, ele pode ser sentenciado a três anos de prisão e será obrigado a devolver os presentes.

Francoise Bettencourt-Meyer

Filha de Liliane Bettencourt, Francoise, 56 anos, entrou com uma ação judicial em 2007 contra o fotógrafo Francois-Marie Banier, a quem acusa de ter levado vantagem de supostas fragilidades de sua mãe. Francoise acusa o fotógrafo de extorquir de Bettancourt presentes no valor de 1 bilhão de euros. Ela entrou oficialmente com um processo civil contra Banier em dezembro de 2009, em que pede à Justiça que declare a mãe legalmente irresponsável e colocada sob tutela de uma autoridade judiciária.

Eric Woerth

O ministro do Trabalho francês, Éric Woerth, foi envolvido no escândalo após a divulgação de gravações secretas feitas pelo mordomo de Bettencourt e entregues às autoridades pela filha da bilionária. As fitas revelam que, quando era ministro das Finaças, Woerth solicitou um emprego para sua mulher, Florence, como administradora da fortuna da herdeira da L'Oréal e depois ignorar informações de que ela estaria usando contas na Suíça e nas Ilhas Seychelles para sonegar impostos.

Woerth é um ministro importante de Sarkozy pois está encarregado da reforma do sistema previdenciário, uma das mais polêmicas propostas do governo. Ele está sendo pressionado pela oposição para renunciar ao cargo.

Nicolas Sarkozy

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, é acusado de receber cerca de US$ 200 mil em doações ilegais de Bettencourt e de seu marido durante a campanha presidencial em 2007. A acusação foi feita em uma entrevista concedida por um ex-contador de Bettencourt. O caso é considerado a pior crise política do governo Sarkozy, que preferiu manter o silêncio sobre o escândalo.

Com informações das agências Reuters e AFP, dos jornais britânicos The Guardian e Telegraph e do jornal canadense The Globe and Mail

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade