PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

América Latina

Chile: comissão espera 20 mil novas denúncias de tortura

26 jun 2010 - 20h30
(atualizado às 20h47)
Compartilhar

A Comissão Nacional sobre a Detenção Política e a Tortura espera receber 20 mil novos casos de tortura no Chile durante a ditadura (1973-1990) até o dia 17 de agosto, informou neste sábado a presidente da comissão, María Luisa Sepúlveda. Ela afirmou que, uma vez finalizada essa etapa, no dia 18 de agosto será iniciada a avaliação dos casos, segundo declarações divulgadas pela rádio chilena Bío Bío.

No dia 17 de fevereiro, a associação, mais conhecida como "Comissão Valech" - que em 2005 certificou mais de 28 mil casos de tortura cometidos sob a ditadura -, iniciou seu trabalho e começou a receber novos antecedentes sobre vítimas de violações dos direitos humanos sob o regime de Augusto Pinochet.

O objetivo da comissão é recolher os testemunhos de vítimas do regime militar que não foram colocados no relatório anterior e, por isso, não estariam recebendo as indenizações do Estado. A presidente da organização explicou que o processo foi realizado com normalidade e acrescentou que não devem existir ampliações do prazo, já que a lei determinou assim.

O relatório final sobre os novos casos deve ser divulgado em fevereiro. Além dos antecedentes recolhidos no país, os consulados também estão atuando como caixas de correio oficiais e confidenciais das testemunhas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade