PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

América Latina

Héctor Timerman assume como chanceler na Argentina

22 jun 2010 - 12h29
(atualizado às 12h37)
Compartilhar

Héctor Timerman jurou nesta terça-feira o cargo de novo ministro das Relações Exteriores da Argentina em substituição de Jorge Taiana, que renunciou na sexta-feira depois de mais de quatro anos de gestão.

Timerman, que era embaixador argentino nos Estados Unidos, assumiu o cargo em uma breve cerimônia na Casa Rosada, diante da presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, à qual assistiram funcionários, personalidades, além de Taiana, que abraçou seu sucessor no cargo.

O novo ministro das Relações Anteriores disse ter "plena confiança nas pessoas" da Chancelaria e que, por isso, não fará grandes mudanças. Ele confirmou que o cargo de vice-chanceler será ocupado por Alberto D'Alotto, que atuou como chefe do gabinete de Taiana.

Timerman, um jornalista de 56 anos, tem uma ampla agenda de temas pendentes pela frente, depois que Taiana renunciou ao cargo por "diferenças" com o governo de Cristina.

Um deles é a disputa com o Reino Unido depois de sua decisão de explorar petróleo nas ilhas Malvinas, cuja soberania é disputada entre os dois países. Além disso, a Argentina exerce a posição de presidente temporário do Mercosul, em um momento de relançamento de negociações sobre um amplo acordo com a União Europeia (UE).

"É curioso que enquanto a Argentina comemora o bicentenário (da Revolução de Mayo, que levou à independência do país) eu tenha que ir às Nações Unidas para discutir o colonialismo" britânico, declarou aos jornalistas.

Além disso, Timerman terá que administrar uma revitalização das relações da Argentina com o Uruguai, afetadas pela instalação de uma fábrica de celulose finlandesa em território uruguaio, que gerou o pior conflito em décadas entre os dois países.

EFE   
Compartilhar
Publicidade