PUBLICIDADE

América Latina

Colômbia: Santos é eleito com 69% dos votos

20 jun 2010 - 18h43
(atualizado às 22h00)
Compartilhar

O candidato governista Juan Manuel Santos é virtualmente o novo presidente da Colômbia depois de conseguir 69,05% dos votos no segundo turno das eleições presidenciais deste domingo, com 99,8% das urnas apuradas, informou a Comissão Eleitoral.

O presidente eleito no segundo turno das eleições presidenciais colombianas, Manuel Santos, faz o pronunciamento após vitória nas urnas
O presidente eleito no segundo turno das eleições presidenciais colombianas, Manuel Santos, faz o pronunciamento após vitória nas urnas
Foto: EFE

O conservador obteve 8.958.667 votos (69,05%), enquanto seu rival, Antanas Mockus, somou 3.570.543 votos (27,52%). Foram contabilizados 443.395 votos em branco, entre 12.9972.605 válidos.

Santos, do Partido Social da Unidade Nacional (U, direita) substituirá a partir do próximo dia 7 de agosto seu mentor político, o presidente Álvaro Uribe, no poder desde 2002.

O dia caracterizou-se pela baixa participação eleitoral e pela violência, que custou a vida de sete policiais e quatro militares.

Segundo o representante da Comissão Eleitoral, Carlos Ariel Sánchez, apenas 13 milhões de pessoas votaram neste domingo, abaixo da média padrão de 29,9 milhões de eleitores.

Herdeiro de Uribe

Juan Manuel Santos foi o candidato indicado pelo presidente colombiano Álvaro Uribe. Ele é economista, administrador de empresas e jornalista. Fez pós-graduação na Escola de Economia de Londres e na Universidade de Harvard, além de ter sido bolsista da Fundação Fulbright na Escola Fletcher de direito e diplomacia e da Fundação Newmann de jornalismo, em Harvard.

Apesar de seu bom desempenho acadêmico e de seu reconhecido trabalho como subdiretor e editorialista do jornal El Tiempo, Santos é apontado por seus críticos como uma pessoa distante e fria, acostumada a ocupar os mais altos cargos, em virtude ao seu sobrenome, habitualmente associado ao poder na Colômbia.

Sua família foi, até poucos anos, proprietária do jornal com maior influência política na Colômbia. Ele será o segundo membro do clã a ocupar a cadeira de Presidente da República, com um apoio popular maior que o conquistado por Uribe.

As propostas de governo feitas por Santos durante a campanha giram em torno de três temas: segurança democrática, confiança dos investidores e coesão social. Tópicos também muito explorados pelo presidente Álvaro Uribe durante os seus oito anos de mandato.

Durante a campanha, Santos alterou a estratégia, após conhecer os resultados de pesquisas que apontavam um empate técnico dele com o segundo colocado, Antanas Mockus. Ele aproximou ainda mais sua imagem à do presidente Uribe e hoje analistas apontam que ele tem uma margem de governabilidade maior que seu antecessor, graças as alianças feitas para o segundo turno e ao apoio de 80% dos congressistas que formam a base de apoio ao partido de Uribe, "la U".

Com informações do Terra Colômbia e da agência AFP

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade