PUBLICIDADE

América Latina

Violações de direitos humanos prosseguem em Honduras, diz Comissão da OEA

7 jun 2010 - 23h55
(atualizado em 8/6/2010 às 01h14)
Compartilhar

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) alertou nesta segunda-feira que os direitos humanos continuam a ser violados em Honduras, segundo relatório preliminar apresentado por um grupo do organismo que visitou o país em maio.

Durante a visita, entre os dias 15 e 19 do mês passado, a Comissão "constatou que prosseguem as violações aos direitos humanos no contexto do golpe de Estado" que depôs o governo do ex-presidente Manuel Zelaya em junho do ano passado.

Segundo a CIDH, há informações sobre o assassinato de várias pessoas, entre elas jornalistas e defensores e defensoras de direitos humanos. Além disso, defensores de direitos humanos, jornalistas, comunicadores sociais, professores, sindicalistas e membros da resistência seriam alvo de ameaças e fustigações que não são devidamente investigados.

O organismo autônomo da Organização dos Estados Americanos (OEA), também denunciou no que qualificou como "Observações Preliminares" a militarização da sociedade hondurenha como resultado do golpe de Estado.

De acordo com a entidade, pode ser observado que altos comandantes do Exército ou ex-membros das forças armadas que são alvos de denúncias por participação no golpe de Estado estão ocupando a gerência de dependências públicas de alto nível no governo do presidente Porfirio Lobo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade