PUBLICIDADE

Oriente Médio

Abbas enviará delegação a Gaza para reconciliação com Hamas

7 jun 2010 - 11h20
(atualizado às 11h28)
Compartilhar

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, anunciou nesta segunda-feira que vai enviar uma delegação à Faixa de Gaza para buscar a reconciliação com o movimento islâmico Hamas, que controla esse território.

A melhor resposta ao ataque do Exército israelense ao comboio naval com ajuda humanitária a Gaza, no qual morreram nove cidadãos turcos, seria a reconciliação de todas as facções palestinas, assegurou Abbas em declarações à emissora turca NTV.

"A melhor resposta (ao ataque à frota) é que todos os grupos palestinos se reconciliem e resistam a Israel de forma comum. Criamos uma delegação para ir a Gaza e persuadir o Hamas para a reconciliação", afirmou.

Os dois principais grupos palestinos - o Hamas, que controla a Faixa de Gaza, e o nacionalista Fatah, que governa na Cisjordânia - romperam relações em meados de 2007.

"Acredito e espero que dessa vez tenhamos êxito em nos unir. Desejo que o Hamas dê as boas-vindas à delegação que irá a Gaza por solidariedade nacional", acrescentou Abbas, líder do Fatah.

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) indicou que a única condição é que o Hamas aceite a proposta de reconciliação apresentada pelo Egito, assinada pelo Fatah em outubro passado e rejeitada pelo grupo islâmico por considerar que incluía pontos que não haviam sido discutidos.

Por outro lado, Abbas expressou satisfação com as iniciativas civis para romper o bloqueio marítimo a Gaza. Segundo ele, "deve-se tentar todos os métodos para acabar com o embargo e as pressões impostas ao povo palestino".

Abbas, no entanto, descartou uma revolta civil contra Israel.

"Uma nova Intifada não é possível. Todos sabemos as consequências perigosas que levaria uma Intifada. Em vez de uma resistência armada, devemos buscar uma resistência pacífica".

EFE   
Compartilhar
Publicidade