PUBLICIDADE

Mundo

Especialistas destacam qualidades dos candidatos na Colômbia

20 mai 2010 - 14h39
Compartilhar

O site colombiano Votebien.com consultou analistas políticos para destacar as principais virtudes dos aspirantes ao Palácio de Nariño, na capital Bogotá. "Não há nenhuma qualidade específica para ser presidente", afirmou o analista político Rodrigo Pardo. "Se busca um presidente segundo o momento e segundo as circunstâncias. As pessoas se cansam de seus governantes e buscam líderes totalmente opostos", disse.

Especialistas estão atentos ao histórico dos candidatos (na foto, no debate) que disputam o pleito do próximo dia 30 de maio
Especialistas estão atentos ao histórico dos candidatos (na foto, no debate) que disputam o pleito do próximo dia 30 de maio
Foto: EFE

Exemplos dessa necessidade são a revolução produzida por César Gaviria em 1990 quando o líder era visto como um político jovem e enérgico, diferente do seu antecessor Virgilio Barco, considerado uma pessoa distante e avançada na idade. Em 2002, no governo de Andrés Pastrana, a população não queria continuar com um presidente "brando", e queria uma postura "dura, como a encarnada por Álvaro Uribe.

Segundo Pardo, os candidatos se equivocam quando buscam repetir uma fórmula que não obteve sucesso. "Juan Manuel Santos e Noemí Sanín realizam uma campanha como se estivessem em 2002. O povo busca um candidato que se encaixe com os sentimentos do momento", explicou Pardo. Um caso semelhante foi a candidatura de Horacio Serpa em 2002, que repetiu o mesmo modelo de Andrés Pastrana há quatro anos.

Para David Roll, diretor do grupo de investigação de partidos políticos da Universidade Nacional, "os candidatos não são uma legião de super-heróis". "As eleições não são um reinado de beleza nem um concurso em que ganha quem estiver melhor maquiado. Não se deve votar no personagem, e sim no que ele representa, por suas propostas e por sua equipe", afirmou.

Um dos argumentos que buscam a explicação da ascenção meteórica de Antanas Mockus é que ele representa a antítese de Álvaro Uribe. Após oito anos de governo, o estilo Uribe - que durante boa parte de seu mandato encantou a maioria dos cidadãos - terminou esgotando a paciência de uma boa parte da população.

"Apesar das pessoas terem se acostumado com a comunicação entre presidente e sociedade, existem certas coisas que mudaram e que fazem com que Uribe seja criticado, pelos seus métodos ou excesso de força", completa Rodrigo Pardo.

Analistas e muitos colombianos concordam que a próxima eleição tem candidatos para todos os gostos e, por esse motivo, muitos se atrevem a dizer que será o pleito com o menor número de ausentes na história recente do país. Confira a opinião dos especialistas consultados pelo Votebien.com sobre as qualidades dos candidatos:

Antanas Mockus (Partido Verde, de centro)

David Roll: A coerência em sua proposta de integridade frente ao manejo dos recursos públicos do Estado é sua melhor qualidade.

Rodrigo Pardo: A ideia de que a política é compatível com a ética.

Juan Manuel Santos (Partido Social da Unidade Nacional)

David Roll: Sua bagagem profissional serve para que ninguém duvide de sua postura como estadista.

Rodrigo Pardo: A imagem de que continuará com os êxitos contra às Farc.

Noemí Sanín (Partido Conservador)

David Roll: É uma excelente negociadora. Sua capacidade de articulação pode ser benéfica na resolução de conflitos, tanto a nível nacional como internacional.

Rodrigo Pardo: A oportunidade da mulher.

Rafael Pardo (Partido Liberal)

David Roll: A grande vantagem é a diferença entre todos os outros de que é um homem de partido. Sua proposta está baseada no conhecimento dos ideais de valores e tradição do seu partido.

Rodrigo Pardo: A profundidade conceitual.

Gustavo Petro (Polo Democrático Alternativo)

David Roll: A coerência, ainda que seu partido não considere. É um candidato muito claro e se atreve a dizer coisas que o resto não fala.

Rodrigo Pardo: A esquerda possível: responsável e capaz de governar.

Germán Vargas Lleras (Partido Câmbio Radical)

David Roll: É o que melhor tem o país na cabeça e não há tema que não saiba contestar.

Rodrigo Pardo: Tem um programa sério e sofisticado.

Com informações do Votebien.com

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade