PUBLICIDADE

Ásia

Para governo tailandês, ofensiva militar foi "bem sucedida"

19 mai 2010 - 02h28
(atualizado às 02h41)
Compartilhar

O governo tailandês afirmou que foi "bem sucedida" a fase inicial da operação militar realizada nesta quarta-feira para retirar os "camisas vermelhas" da zona central de Bangcoc, ocupada há quase seis semanas, mesmo com duas mortes e sete pessoas feridas. O porta-voz interino do governo, Panithan Wattanayakorn, disse em mensagem televisada que alguns dos principais responsáveis pelo grupo de manifestantes escaparam do cerco dos soldados em torno do acampamento, mas não confirmou seus nomes.

Fontes militares indicaram que uma das prioridades é evitar a fuga dos líderes dos "camisas vermelhas", principalmente os que são acusados de "atos terroristas". Várias dezenas de manifestantes foram detidos, entre eles mais de 20 paramilitares das equipes de segurança dos "camisas vermelhas", que tiveram várias armas de fogo confiscadas.

As tropas, que depois de derrubarem as barricadas avançaram pelo interior do acampamento dos manifestantes, pararam a operação para facilitar a saída dos rebeldes, a maioria deles reunidos ao redor do palco montado no centro do acampamento, segundo depoimento de testemunhas. Wattanayagorn disse, em discurso televisado, que a operação militar continuará durante o dia, e o objetivo por enquanto é "dar segurança ao perímetro" do acampamento.

EFE   
Compartilhar
Publicidade