PUBLICIDADE

Ásia

Afeganistão: 12 talibãs morrem após ataque a base da Otan

19 mai 2010 - 02h16
(atualizado às 12h13)
Compartilhar

Pelo menos 12 talibãs e um americano morreram nesta quarta e nove soldados estrangeiros ficaram feridos em um ataque contra a principal base dos Estados Unidos no Afeganistão, Bagram, informou a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf).

Policial afegão conversa com passageiro de carro, em ronda realizada na região de Bagram
Policial afegão conversa com passageiro de carro, em ronda realizada na região de Bagram
Foto: AFP

Segundo o comunicado da Isaf, os insurgentes atacaram a base com "projéteis, armas curtas e granadas", e quatro deles pretendiam cometer ataques suicidas. Um dos prédios teve pequenos danos.

"Embora esteja claro que o inimigo pretendia realizar um atentado espetacular, não conseguiram passar pelo perímetro, nem detonar os coletes explosivos", disse o tenente-coronel Clarence Counts, porta-voz militar. "A rápida reação das forças de segurança de Bagram salvou muitas vidas", acrescentou Counts.

Bagram é uma base aérea das forças dos EUA no Afeganistão localizada a 50 km de Cabul, na província de Parwan.

Conforme o chefe da Polícia de Parwan, cinco rebeldes suicidas realizaram um ataque por volta das 3h pelo horário local (19h30 de terça-feira em Brasília) contra os postos de controle da instalação.

Durante uma hora, os soldados americanos e afegãos que vigiam a base mantiveram troca de tiros com os rebeldes.

Os talibãs assumiram a autoria do ataque por meio de seu porta-voz, Zabiullah Mujahid, que confirmou à Agência Efe a participação de cinco insurgentes e assegurou que eles causaram 20 baixas entre as tropas dos EUA.

Mujahid acrescentou que a ação contra Bagram é parte da nova operação "Fatah" anunciada nos últimos dias, que vai intensificar seus ataques no país, com alvos nas grandes cidades.

Na terça-feira, seis soldados estrangeiros e 12 civis morreram em Cabul na ação de um suicida talibã, que lançou um veículo carregado com explosivos contra um comboio da Isaf.

Cerca de 50 pessoas ficaram feridas neste atentado, que ocorreu nas proximidades de um centro de recrutamento do Exército do Afeganistão, no oeste da capital.

EFE   
Compartilhar
Publicidade