PUBLICIDADE

Oriente Médio

Jovem francesa volta para casa após ser libertada do Irã

16 mai 2010 - 12h16
Compartilhar

A estudante universitária francesa Clotilde Reiss, 24 anos, voltou do Irã para Paris (França), neste domingo, após ficar 10 meses presa sob a acusação de espionagem. Um avião do governo francês trouxe a jovem para uma base aérea nos arredores de Paris, de onde ela foi levada ao escritório do presidente Nicolas Sarkozy.

Clotilde Reiss sai do Palácio do Eliseu com o chanceler francês, Bernard Kouchner, após se encontrar com Sarkozy
Clotilde Reiss sai do Palácio do Eliseu com o chanceler francês, Bernard Kouchner, após se encontrar com Sarkozy
Foto: AFP

Reiss agradeceu ao líder francês por defender sua inocência e lembrou de seus ex-companheiros de prisão, dois dos quais foram condenados à morte."Trataram-me como uma irmã", disse a jovem.

A volta de Clotilde Reiss pôs fim a um longo drama que suscitou tensões entre a França e o Irã. A libertação ocorreu depois que uma corte francesa decidiu negar um pedido de extradição de um engenheiro iraniano para os Estados Unidos, e pouco antes de outro juiz decidir sobre o pedido de liberdade condicional de um iraniano condenado por homicídio.

Nicolas Sarkozy agradeceu calorosamente aos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, do Senegal, Abdoulaye Wade, e da Síria, Bashar al-Assad, por seus papéis "ativos" na libertação.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade