PUBLICIDADE

Mundo

Papa: Igreja tem de reconhecer "terrível verdade" de abusos

11 mai 2010 - 07h36
(atualizado às 13h02)
Compartilhar

O papa Bento XVI disse na terça-feira que a crise de abusos sexuais contra crianças cometidos por padres devem fazer a Igreja reconhecer a "terrível" verdade de que essa grande ameaça não vem de inimigos externos, mas do "pecado dentro da Igreja".

Papa Bento XVI desembarca no aeroporto internacional de Lisboa para uma visita de quatro dias a Portugal
Papa Bento XVI desembarca no aeroporto internacional de Lisboa para uma visita de quatro dias a Portugal
Foto: AFP

Em um dos comentários públicos mais significativos desde que o escândalo veio à tona há dois meses, o Papa disse a jornalistas que a Igreja tem uma "profunda necessidade" de reconhecer que deve cumprir penitência por seus pecados e "aceitar a purificação".

"Hoje nós vemos de uma forma verdadeiramente terrível que a grande opressão da Igreja não vem de inimigos externos, mas nasce do pecado dentro da Igreja", disse o Papa a jornalistas no avião que o leva para Portugal, ao responder uma pergunta sobre os escândalos de abusos sexuais.

Nas últimas semanas, alguns representantes do Vaticano acusaram a mídia de travar uma campanha para manchar a imagem da Igreja. Alguns altos clérigos chegaram a desvalorizar os relatórios sobre o encobrimentos dos casos de abuso sexual como sendo "fofocas triviais".

O Pontífice alemão de 83 anos, encarando a pior crise de seu papado de cinco anos, disse que a Igreja deveria buscar o perdão das vítimas de abuso sexual mas também reconheceu que "o perdão não pode ser um substituto para a Justiça".

O principal objetivo da viagem de quatro dias do Papa a Portugal é visitar um templo em Fátima onde Nossa Senhora teria aparecido seis vezes diante de três crianças pastoras em 1917.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade