PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama critica nova lei de imigração do Estado do Arizona

28 abr 2010 - 01h31
(atualizado às 05h29)
Compartilhar

A lei promulgada na semana passada no estado americano do Arizona, que criminaliza a imigração ilegal, foi "mal concebida" e pode fazer com que americanos de origem hispânica sejam acossados pela Polícia sem necessidade, afirmou o presidente Barack Obama.

Obama fez críticas à lei antes dela ser promulgada
Obama fez críticas à lei antes dela ser promulgada
Foto: AFP

Em reunião com eleitores na localidade de Ottumwa, no estado de Iowa, o presidente respondeu a uma pergunta sobre a lei do Arizona assegurando: "Acho que é uma lei que foi mal concebida. Uma pessoa pode imaginar: se é um americano hispânico no Arizona teus antepassados podem ter vivido ali antes mesmo de o Arizona se tornar um estado. Mas se o cidadão não está com seus documentos e sai com teus filhos para tomar um sorvete, pode ser abordado pela policia, isso é algo que pode acontecer", avaliou Obama.

O líder prometeu pressionar a favor de uma reforma migratória exaustiva para que não haja "o tipo de má legislação que vemos no Arizona ou, o outro extremo, meio milhão de ilegais entrarem no Estado sem nenhum tipo de controle".

A medida, que entrará em vigor três meses após sua promulgação, na última sexta-feira, transforma a imigração ilegal em um delito estadual e autoriza a Polícia a exigir documentos de residência a qualquer pessoa da qual suspeite que esteja ilegal. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos confirmou que estuda a medida, pois existe a possibilidade de que ela seja inconstitucional.

Calcula-se que vivam no Arizona cerca de 460 mil imigrantes ilegais, a maioria deles de origem mexicana. O presidente americano fizera duras críticas à lei antes dela ser promulgada, ao afirmar que a medida estava "mal encaminhada".

EFE   
Compartilhar
Publicidade