PUBLICIDADE

vc repórter: armênios lembram, em SP, 95 anos de genocídio

25 abr 2010 - 14h56
(atualizado em 26/4/2010 às 16h01)
Compartilhar

Integrantes da Comunidade Armênia do Brasil lembraram neste sábado na avenida Paulista, em São Paulo (SP), o aniversário de 95 anos do Genocídio Armênio, cometido pelo Império Turco Otomano entre 1915 e 1917. O grupo carregou bandeiras do País e distribuiu panfletos pedindo o reconhecimento do massacre.

Grupo carregou bandeiras e distribuiu panfletos na avenida Paulista, em São Paulo
Grupo carregou bandeiras e distribuiu panfletos na avenida Paulista, em São Paulo
Foto: Viviane Balekian / vc repórter

Na ocasião, mais de 1,5 milhão de armênios foram assassinados pelos otomanos. O dia 24 de abril é lembrado, pois foi na mesma data, em 1915, que as autoridades do Império prenderam mais de 200 intelectuais e autoridades armênias em Istambul, marcando o início da matança.

A Turquia nega que tenha se tratado de um genocídio e afirma que de 300 a 500 mil armênios, e o mesmo número de turcos, morreram em um conflito civil quando os armênios pegaram em armas no leste de Anatolia para apoiar as tropas invasoras russas, durante a I Guerra Mundial.

Um seminário sob o tema "O Genocídio Armênio - Protótipo de Genocídio dos Tempos Modernos", realizado na Universidade de São Paulo (USP) entre os dias 22 e 24 de abril, fez parte da homenagem à data.

Neste domingo, por volta das 12h30, foi reinaugurado o novo Monumento aos Mártires Armênios, na avenida Santos Dumont, no bairro da Luz, em frente à Igreja Armênia.

Com informações da AFP

A internauta Viviane Balekian, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade