PUBLICIDADE

Europa

Casa onde papa Bento XVI nasceu é pichada na Alemanha

13 abr 2010 - 19h41
(atualizado às 19h49)
Compartilhar

Um vândalo pichou palavras altamente ofensivas na porta da casa onde o papa Bento XVI nasceu, na Alemanha, em protesto contra o escândalo de pedofilia envolvendo sacerdotes, que tem abalado a Igreja Católica, informou a polícia esta terça-feira.

"Fick euch selbst" (Fodam-se) dizia o grafite pintado em letras azuis na fachada da casa, segundo fotos publicadas pela imprensa alemã.

"Podemos dizer que isto (a pichação) está ligado" ao escândalo mundial de pedofilia, disse um porta-voz da polícia à AFP.

A inscrição, percebida inicialmente às 6h45 desta terça-feira, foi rapidamente coberta com tinta, enquanto a polícia solicitou a presença de testemunhas.

Os danos à casa, um prédio de três andares com 264 anos, situado na praça do mercado da pitoresca cidade de Marktl am Inn, na fronteira com a Áustria, foram estimados em 1.500 euros (2 mil dólares), informaram as autoridades.

A residência, onde Joseph Ratzinger nasceu em 1927, virou local de peregrinação de católicos de todo o mundo.

Bento XVI tem sido acusado de encobrir casos de abuso sexual antes de se tornar Papa e não comentou diretamente as revelações em seu país, provocando a ira da comunidade católica.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade