PUBLICIDADE

Europa

Falhas dos padres estão sendo usadas como armas, diz cardeal

6 abr 2010 - 14h31
(atualizado às 15h01)
Compartilhar

As falhas e erros dos padres estão sendo utilizados como armas contra a Igreja, afirmou nesta terça-feira o decano dos cardeais, monsenhor Angelo Sodano, num momento em que a Igreja está em plena crise pelos escândalos de pedofilia dentro do clero.

"Agora é uma divergência cultural: o Papa encarna verdades morais que não são aceitas e, desta maneira, as falhas e os erros dos padres são utilizados como armas contra a Igreja", afirmouo cardeal em uma entrevista ao Osservatore Romano, o jornal do Vaticano.

"Por trás dos ataques injustos contra o Papa há conceitos da família e da vida contrárias ao Evangelho", acrescenta o prelado, que no domingo expressou, durante a missa de Páscoa no Vaticano, o apoio de toda a Igreja a Bento XVI, acusado na Alemanha, seu país natal, e nos Estados Unidos, de ter acobertado casos de abusos sexuais cometidos por padres quando era arcebispo de Munique e, depois, chefe da Congregação para a Doutrina da Fé.

"Agora se esgrime a arma da pedofilia contra a Igreja. Antes, eram as batalhas do modernismo contra Pio X, depois a ofensiva contra Pio XII por seu comportamento durante a Segunda Guerra Mundial, el por útlimo, contra Paulo VI pela encíclica Humanae Vitae contra a contracepção, concluiu.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade