PUBLICIDADE

América Latina

Tremor de 7,2 graus atinge México e é sentido em Los Angeles

4 abr 2010 - 19h57
(atualizado em 5/4/2010 às 08h32)
Compartilhar

Um terremoto de magnitude 7,2 abalou neste domingo a região da cidade de Mexicali, no Estado mexicano da Baixa Califórnia, próximo à fronteira com a Califórnia, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O tremor foi sentido em uma ampla área do território americano, nas cidades de San Diego e Los Angeles, na Califórnia; Phoenix, Arizona (300 km a nordeste do epicentro) e Las Vegas, Nevada (460 km ao norte).

Em Tijuana, as pessoas saíram dos prédios depois do terremoto que atingiu o Estado da Baixa Califórnia
Em Tijuana, as pessoas saíram dos prédios depois do terremoto que atingiu o Estado da Baixa Califórnia
Foto: AP

As primeiras informações davam conta de um terremoto de 6,9 graus, dado que foi atualizado pelo USGS. Não há informações sobre danos ou feridos até o momento, mas a polícia e os bombeiros de San Diego receberam diversos chamados. Em Los Angeles, autoridades inspecionaram prédios.

Segundo o canal de TV KABC, de Los Angeles, vários arranha-céus da cidade foram sacudidos com força e o corpo de bombeiros local respondeu a vários chamados para tirar pessoas presas em elevadores. Não há informações sobre feridos, danos ou cortes de energia na cidade.

"Nós sentimos a terra tremer por cerca de 30 segundos", disse o oficial da polícia de San Diego Scott Ybarrondo à CNN. "Aqui, os quadros não chegaram a cair das paredes. Mas nós recebemos informações de que em vários outros lugares da cidade o tremor arrancou quadros das paredes".

Segundo o Serviço Sismológico Nacional (SSN) mexicano, não houve informes de danos no país. "Até o momento não recebemos nenhum chamado avisando sobre danos. Tivemos pessoas que sentiram o sismo na Baixa Califórnia e no Estado de Sonora", disse Adriana González, pesquisadora do SSN.

As infraestruturas de transporte, os prédios residenciais e as linhas de transmissão elétrica subterrâneas ou aéreas foram examinados para garantir a segurança. O temor tomou conta de parte dos californianos, que se preparam há anos para o "Big One", o forte terremoto que os sismólogos consideram inevitável. O tremor foi muito forte no condado de Riverside, ao oeste de Los Angeles. Em San Diego, um grupo de religiosos abandonou uma igreja luterana no domingo de Páscoa ao sentir o tremor.

Segundo o Los Angeles Times, as atrações da Disneylândia em Anaheim foram fechadas provisoriamente. Os terremotos mais potentes dos últimos 20 anos na Califórnia remontam a 1992 e 2005. Ambos tiveram magnitude 7,2. No lado mexicano, a Baixa Califórnia sofre frequentes abalos sísmicos.

Segundo informações do USGS, o terremoto, que ocorreu às 19h40 de Brasília (15h40 local), teve o epicentro a 26 km sul-sudoeste de Guadalupe Victoria, em Baixa Califórnia, e a 64 km a sudoeste de San Luis, no Estado americano do Arizona. A profundidade do abalo foi registrado a 32,3 km.

Tremores secundários

De acordo com informações da CNN, dois tremores secundários foram sentidos na Califórnia. O primeiro, de 5,1 graus na escala Richter, abalou a região próxima a Imperial. O segundo, de 4,1 sacudiu o norte do Estado cerca de 9 minutos após o tremor principal, registrado do México.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade