PUBLICIDADE

Oriente Médio

Hamas pede boicote às eleições municipais palestinas de julho

7 mar 2010 - 12h40
(atualizado às 13h04)
Compartilhar

O Hamas convocou hoje um boicote às eleições municipais convocadas para julho pela Autoridade Nacional Palestina (ANP), presidida por Mahmoud Abbas, líder do Fatah.

Ahmed Bahar, vice-presidente do Parlamento - de maioria islâmica devido à vitória conquistada nas eleições legislativas de 2006 -, disse que os palestinos devem deixar de ir às urnas porque o pleito foi convocado pela ANP "de forma unilateral" e "aprofundará a divisão" entre o Hamas e o Fatah.

Ontem, o Comitê Central Eleitoral começou a registrar eleitores para a votação, que supostamente aconteceria em Gaza, na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, embora o primeiro destes territórios esteja sob o controle do Hamas e Israel não reconheça a soberania da ANP no último deles.

Hoje, Bahar acusou o Comitê Eleitoral de ter começado o censo "sem pensar com sabedoria e profissionalismo no interesse nacional e público". Ele também disse que a ANP só decidiu organizar eleições "por considerações partidárias" e não por pensar no povo palestino.

EFE   
Compartilhar
Publicidade