PUBLICIDADE

Oriente Médio

Confrontos na Antiga Jerusalém deixam mais de 80 feridos

5 mar 2010 - 10h26
(atualizado às 11h31)
Compartilhar

Cerca de 60 palestinos e pelo menos 20 policiais israelenses ficaram feridos hoje em confrontos na Esplanada das Mesquitas (Monte do Templo), na Cidade Antiga de Jerusalém.

Palestinos jogam pedras em policiais isralenses, que respondem com bombas de gás lacrimogêneo
Palestinos jogam pedras em policiais isralenses, que respondem com bombas de gás lacrimogêneo
Foto: AP

"Os enfrentamentos eclodiram ao fim das rezas de sexta-feira, quando um grupo de jovens muçulmanos lançou pedras contra os policiais", na parte sul da esplanada, disse à Agência Efe o porta-voz da Polícia israelense, Miki Rosenfeld.

Segundo eles, os policiais entraram na esplanada para afastar os manifestantes do Muro das Lamentações, onde também teriam sido agredidos com pedras.

Palestinos que testemunharam o fato contam que os distúrbios começaram por causa da entrada na esplanada, durante as rezas do meio-dia, de cerca de 30 policiais israelenses.

Por enquanto, os palestinos falam de 60 feridos em seu lado em consequência dos disparos de balas de borracha, gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral lançadas pela Polícia.

Segundo o porta-voz, cerca de 20 agentes israelenses sofreram ferimentos leves por pedradas.

Após os primeiros enfrentamentos, várias forças israelenses tomaram posições na Cidade Antiga e na esplanada, onde alguns dos manifestantes foram para a Mesquita de al-Aqsa, terceiro local mais sagrado para o Islã, para não serem presos.

"Estamos em conversas com o Waqf Islâmico (máxima autoridade religiosa muçulmana) para que saiam", assinalou Rosenfeld.

Geralmente Israel costuma restringir o acesso ao local sagrado aos maiores de 50 anos, especialmente quando possui informação de possíveis distúrbios, mas nas últimas duas semanas não o fez.

A última vez que manifestantes palestinos e policiais israelenses se enfrentaram na esplanada foi em 28 de fevereiro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade