PUBLICIDADE

Oriente Médio

Países árabes intermediarão diálogo entre Israel e palestinos

3 mar 2010 - 07h38
(atualizado às 09h25)
Compartilhar

Os ministros de Assuntos Exteriores dos países árabes aceitaram nesta quarta intermediar por quatro meses as negociações de paz entre palestinos e israelenses.

A TV estatal egípcia informou que a decisão, anunciada pelo negociador palestino Saeb Erekat, foi tomada durante uma reunião que o Comitê da Iniciativa Árabe de Paz realizou nesta quarta na sede da Liga Árabe.

Os ministros aceitaram a mediação depois que estudaram uma proposta americana para o lançamento de negociações indiretas entre palestinos e israelenses.

Após a reunião, Erekat afirmou aos jornalistas que "o Comitê decidiu dar uma oportunidade à proposta americana para que palestinos e israelenses comecem a negociar indiretamente durante quatro meses".

O negociador palestino também disse que os ministros árabes esperam que o Governo americano dê sua contribuição ao diálogo, já que "Israel impõe obstáculos" com o objetivo "de abortar os esforços de paz".

Segundo Erekat, os ministros árabes têm consciência das "práticas israelenses", como a construção de novos assentamentos judaicos, a contínua ocupação dos territórios palestinos e a recente entrada da Polícia israelense na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém.

"Todas estas (práticas) fazem parte da política israelense para abortar o processo de paz", concluiu Erekat.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade