PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã detém cineasta Jafar Panahi, diz site da oposição

2 mar 2010 - 08h58
(atualizado às 10h25)
Compartilhar

Forças de segurança do Irã prenderam o diretor de cinema Jafar Panahi, vencedor de diversos prêmios internacionais, informou um site da oposição nesta terça-feira.

Foto de 2006 mostra o cineasta iraniano Jafar Panahi
Foto de 2006 mostra o cineasta iraniano Jafar Panahi
Foto: AFP

Panahi foi detido em sua casa junto com a mulher, Mahnaz Mohammadi, a filha, e mais 15 convidados na noite de segunda-feira, informou o site Kaleme, do líder da oposição Mirhossein Mousavi.

A casa de Panahi foi vasculhada e alguns de seus pertences confiscados, acrescentou.

O cineasta apoiou Mousavi na contestada eleição presidencial do ano passado, que mergulhou a República Islâmica em meses de instabilidade política.

Não houve comentários imediatos das autoridades e a mídia oficial iraniana não divulgou nada a respeito da prisão de Panahi.

No mês passado, organizadores do Festival de Cinema de Berlim disseram que o Irã havia impedido que o diretor viajasse ao evento. Segundo eles, Panahi, ganhador do mais importante prêmio do Festival de Cinema de Veneza por O Círculo, em 2000, teria recebido uma proibição de viagem.

A oposição pró-reformista do Irã alega que a eleição de junho foi manipulada para garantir a reeleição do presidente linha dura Mahmoud Ahmadinejad.

Autoridades negaram as acusações de manipulação e responderam com força aos protestos da oposição que eclodiram após a votação.

Milhares de defensores da oposição foram detidos depois das eleições. Desde então, a maioria tem sido solta, mas mais de 80 pessoas continuam presas com sentenças de até 15 anos. Duas pessoas que passaram por julgamento depois das eleições foram executadas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade