PUBLICIDADE

Oriente Médio

Lieberman: Assad perderá o poder em caso de ataque a Israel

4 fev 2010 - 07h38
(atualizado em 23/7/2018 às 10h00)
Compartilhar

O chanceler de Israel, Avigdor Lieberman, advertiu nesta quarta-feira que o presidente sírio Bashar al Assad perderá a guerra e o poder se decidir pro hostilidades militares contra o Estado hebreu.

"Nossa mensagem para Assad deve ser clara, não perderá apenas a próxima guerra, mas também perderá o poder, você e sua família", afirmou Lieberman, durante uma entrevista à rádio pública israelense.

"Assad não se interessa pelas vidas humanas, pelos valores humanistas, apenas pelo poder", completou o chefe da diplomacia israelense.

"Infelizmente não aconteceu até agora uma correlação entre uma derrota militar e uma perda de poder. Gamal Naser (ex-presidente egépcio) perdeu a guerra (em 1967), mas continuou no poder, assim como (Hafez) Assad (pai do atual presidente sírio) perdeu a guerra (em 1973) e continuou no poder", completou Lieberman.

Mais cedo, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu afirmou em um comunicado que estaria disposto a aceitar uma mediação com a Síria que permita uma retomada das negociações entre os dois países, congeladas há mais de um ano.

No entanto, a nota também destaca que a Síria "impõe obstáculos e impede as negociações sobre acordos para a paz, segurança e desenvolvimento econômico de todas as partes".

Na quarta-feira, o ministro sírio das Relações Exteriores, Walid Muallem, advertiu Israel contra qualquer projeto de guerra contra a Síria e afirmou que um conflito do tipo se tornaria uma "guerra generalizada".

jlr/fp

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade