PUBLICIDADE

Mundo

Sobreviventes lembram 65º aniversário da liberação de Auschwitz

27 jan 2010 - 11h34
(atualizado às 12h09)
Compartilhar

Sobreviventes do Holocausto lutaram contra o frio e contra a neve e se reuniram nesta quarta-feira em Auschwitz, na Polônia, para celebrar o 65º aniversário da liberação do campo de concentração onde milhões de pessoas foram mortas durante a ocupação nazista, na Segunda Guerra.

Centenas de pessoas se reúnem na entrada do campo de concentração de Auschwitz
Centenas de pessoas se reúnem na entrada do campo de concentração de Auschwitz
Foto: AP

Autoridades mundiais aproveitaram a data para lembrar o sofrimento vivido pelas vítimas do Holocausto e pedir punição aos nazistas ainda vivos. O presidente americano, Barack Obama, falou sobre a importância de "não se esquecer jamais" da tragédia vivida entre os muros do campo de concentração nazista de Auschwitz. Já o líder israelense, Shimon Peres, pediu no Bundestag (Câmara Baixa do Parlamento alemão) que os criminosos nazistas que continuam vivos sejam perseguidos e levados à Justiça.

O papa Bento XVI também tocou no assunto, na audiência pública das quartas-feiras, no Vaticano. Ele condenou o "cego ódio racial e religioso" que levou os nazistas a matar milhões de pessoas nos campos de extermínio, na maioria judeus, e fez votos para que "nunca se repitam crimes de tão inaudita ferocidade".

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade