PUBLICIDADE

Estados Unidos

Gravação de Bin Laden mostra fraqueza da Al-Qaeda, diz Obama

26 jan 2010 - 10h45
(atualizado às 12h38)
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta terça-feira que o áudio divulgado no último final de semana e atribuído a Osama bin Laden mostra que a rede Al-Qaeda está enfraquecida diante das ações americanas contra o terrorismo.

No áudio, que não teve sua autenticidade comprovada, o líder da organização terrorista disse que era responsável pelo atentado frustrado cometido por um estudante nigeriano em um avião que se preparava para pousar em Detroit, nos Estados Unidos, no último Natal.

Em entrevista ao programa Good Morning America, da rede ABC, o líder americano afirmou que a Al-Qaeda não é a mesma do ano 2000. "Divulgar uma gravação para dar crédito ao atentado frustrado é um indício de fraqueza, pois não foi nada necessariamente comandado por ele (Bin Laden)", disse Obama.

O governo de Obama enfrenta críticas dos republicanos devido a sua resposta ao fracassado atentado de 25 de dezembro e às falhas de segurança que permitiram que Abdulmutallab abordasse um avião com destino aos Estados Unidos.

O pai de Abdulmutallab tinha advertido em 19 de novembro passado as autoridades dos EUA na Nigéria sobre a radicalização de seu filho e as ligações dele com grupos radicais no Iêmen.

Na entrevista, Obama reiterou seu compromisso com a aprovação definitiva da reforma de saúde e, nesse sentido, disse que prefere "ser um bom presidente de um só mandato do que um medíocre de dois".

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade