PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA e Reino Unido preparam conferência sobre o Afeganistão

22 jan 2010 - 02h15
(atualizado às 03h46)
Compartilhar

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, e seu colega britânico, David Miliband, discutiram nessa quinta em Washington a conferência internacional sobre o Afeganistão que será realizada na próxima semana em Londres.

"Estamos trabalhando duro para promover a paz e a prosperidade", disse Hillary em encontro com a imprensa após a reunião, quando ressaltou as "fortes relações" entre os países.

A americana considerou que a conferência de Londres, que terá participação de 60 países, será "um momento muito importante para mostrar nosso compromisso com o Afeganistão". A secretária de Estado assinalou que o presidente americano, Barack Obama, vai mandar ao Congresso um pedido para aumentar os recursos destinados ao desenvolvimento da estratégia civil para a estabilização de Afeganistão e Paquistão.

Miliband, por sua parte, destacou que a conferência acontecerá em um momento "decisivo", após a posse do presidente Hamid Karzai para seu segundo mandato. Outro ponto importante é a nova estratégia que foi anunciada por Obama no último dia 1º de dezembro em relação ao país centro-asiático.

Também foram discutidos os desafios no Oriente Médio para impulsionar a volta às negociações, que segundo os secretários é a "única possibilidade de israelenses e palestinos encontrarem uma forma de conviver em paz".

"Achamos que é uma situação que merece atenção constante e persistente; a falta desta atenção pode criar algumas dificuldades que estamos encontrando agora", assinalou Hillary. A cúpula sobre o Afeganistão acontece no próximo dia 28, quinta-feira da semana que vem.

EFE   
Compartilhar
Publicidade