PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Sul ameaça Coreia do Norte com "ataque preventivo"

20 jan 2010 - 04h37
(atualizado às 06h04)
Compartilhar

A Coreia do Sul advertiu nesta quarta que está disposta a atacar de forma "preventiva" a Coreia do Norte, caso seja provado que o regime comunista de Pyongyang tenha "intenções claras" de lançar um ataque nuclear. "Nesse caso, teríamos que atacar imediatamente, antes que a Coreia do Norte o fizesse", indicou o ministro sul-coreano de Defesa, Kim Tae-young, citado pela agência local Yonhap.

"Se tivéssemos que responder a um ataque nuclear norte-coreano, seria muito tarde e o dano seria muito grande. Não pode haver mudanças sobre o princípio do ataque preventivo", disse Kim.

O responsável de Defesa fez comentários parecidos em 2008, quando ocupava o cargo de chefe do Estado-Maior sul-coreano, após os testes realizados pela Coreia do Norte com mísseis de curto alcance. As palavras de Kim suscitaram então uma forte reação nos vizinhos do Norte, que consideraram os comentários um "grave desafio" e ameaçou suspender as relações entre as Coreias.

As declarações acontecem cinco dias depois que Pyongyang ameaçou a Coreia do Sul com uma "guerra santa", em resposta a supostos planos de invasão de Seul e Washington em caso de instabilidade política no país comunista. Além disso, coincidem com as conversas que foram iniciadas na terça-feira entre representantes das duas Coreias para desenvolver o complexo industrial intercoreano de Kaesong, no primeiro encontro oficial entre os países.

EFE   
Compartilhar
Publicidade