PUBLICIDADE

América Latina

Aeroporto de Porto Príncipe está aberto, mas não há eletricidade

13 jan 2010 - 18h28
(atualizado às 18h42)
Compartilhar

O aeroporto da capital haitiana sofreu danos, mas sua pista pode ser utilizada, confirmaram diversas autoridades nesta quarta-feira, num momento em que o país se prepara para receber ajuda internacional.

O primeiro-ministro haitiano, Jean-Max Bellerive, disse ao canal de televisão CNN que os aviões estavam pousando no aeroporto, apesar de alguns problemas.

O comandante da região Sul da Força Aérea americana, Douglas Fraser, disse em Washington que a pista do aeroporto se salvou do terremoto, mas que as comunicações haviam caído e o terminal de passageiros estava destruído.

O secretário-geral adjunto da OEA, Albert Ramdin, declarou que "a torre do aeroporto de Porto Príncipe entrou em colapso, o que poderia, provavelmente, impedir a entrega de ajuda nas próximas horas ou dias".

"A pista (do aeroporto) parece funcionar, mas não há eletricidade, o que significa que a aterrissagem à noite é impossível", acrescentou Ramdin ante o Conselho Permanente da OEA, reunido para analisar a situação no país caribenho.

Segundo o embaixador haitiano na OEA, Dulys Brutus, dezenas de edifícios públicos, além de muitas casas desabaram ou ficaram gravemente destruídas pelo sismo, o pior registrado no país desde 1842.

Milhares de pessoas nos escombros ainda esperam ajuda, acrescentou.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade