PUBLICIDADE

Itamaraty oferece telefone para informações sobre brasileiros

13 jan 2010 - 00h45
(atualizado às 10h27)
Compartilhar

O Ministério das Relações Exteriores informou, em nota divulgada na terça-feira, que foi instalada uma sala de crise sobre o Haiti, país atingido por um terremoto de 7 graus na escala Richter. O gabinete, que ficará 24 horas em funcionamento, será coordenado pelo embaixador Marcos Vinícius Pinta Gama. Informações referentes a cidadãos brasileiros no Haiti poderão ser obtidas junto ao Núcleo de Assistência a Brasileiros, nos seguintes telefones: (061) 3411.8803/ 8805 / 8808 / 8817 / 9718 ou 8197.2284.

Pessosas observam os estragos logo após os tremores
Pessosas observam os estragos logo após os tremores
Foto: AFP

Após tomar conhecimento do tremor, o titular do ministério, Celso Amorim, conversou com o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e deu as primeiras informações recebidas a respeito da situação no Haiti.

De acordo com relato recebido do Encarregado de Negócios do Brasil em Porto Príncipe, Cláudio Campos, o prédio da Embaixada do Brasil sofreu sérios abalos, mas não houve vítimas entre os funcionários brasileiros. Segundo a nota, há informações de que algumas instalações militares da Organização das Nações Unidas (ONU) sofreram danos.

O governo brasileiro recolhe informações sobre a situação das tropas brasileiras que participam de uma missão da ONU no Haiti. De acordo com o comunicado do Itamaraty, o presidente Lula manifestou sua "profunda preocupação com a situação dos brasileiros e do povo haitiano". Ele instruiu para que sejam avaliadas as necessidades para que o Brasil possa apoiar o esforço de ajuda humanitária ao Haiti.

Terremoto causa destruição

Um terremoto de magnitude 7 na escala Richter atingiu o Haiti às 19h53 (horário de Brasília) desta terça-feira. Com epicentro a 15 km da capital, Porto Príncipe, segundo o Serviço Geológico Norte-Americano, o terremoto é considerado pelo órgão o mais forte a atingir o país nos últimos 200 anos. Dezenas de prédios da capital caíram e deixaram moradores sob escombros. Importantes edificações foram atingidas, como prédios das Nações Unidas e do governo do país.

O Haiti é o país mais pobre da América. O Brasil comanda cerca de 7 mil soldados da força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, enviada ao país em 2004, e tem cerca de 1,3 mil homens na região. As Forças Armadas Brasileiras participaram do socorro às vítimas de furacões no país em 2004 e 2008.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade