PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Haiti: instalação militar é afetada; Lula se diz preocupado

12 jan 2010 - 23h31
(atualizado em 13/1/2010 às 11h31)
Compartilhar

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, divulgou nota nesta terça-feira manifestando solidariedade à população do Haiti, país atingido por um terremoto de 7 graus na estala Richter, na noite desta terça-feira. De acordo com o ministério, Jobim incentivou os militares brasileiros que estão no Haiti a fazerem "todo esforço possível para minorar o sofrimento da população local". Algumas instalações usadas por brasileiros foram danificadas, de acordo com o comunicado.

Imagem obtida por meio da internet mostra populares em meio aos escombros
Imagem obtida por meio da internet mostra populares em meio aos escombros
Foto: AFP

Um porta-voz do Itamaraty disse à BBC Brasil que o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, conversou nesta noite com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a situação do país da América Central. Segundo o Itamaraty, o presidente disse estar bastante preocupado com a situação.

O ministro Jobim foi informado do terremoto pelo Comandante do Exército, general-de-exército Enzo Martins Peri, que reportou a ocorrência dos danos materiais nas instalações usadas por militares. Somente nesta quarta-feira haverá condições de se fazer um balanço desses danos.

A assessoria do Itamaraty afirmou que o contato com o Haiti está difícil e não há informações precisas sobre os danos. O embaixador do Brasil no país, Igor Kipman, disse à rádio CBN que a Embaixada brasileira sofreu muitos estragos, mas afirmou que os brasileiros "estão bem".

O Brasil participa no momento com 1.266 militares na missão da ONU, dos quais 250 são da engenharia do Exército. Os militares tiveram participação relevante no socorro às vítimas dos furacões de 2004 e de 2008, que atingiram o Haiti.

Terremoto

Um terremoto de magnitude 7 na escala Richter atingiu o Haiti nessa terça-feira, às 16h53 no horário local (19h53 em Brasília). Com epicentro a 15 km da capital, Porto Príncipe, segundo o Serviço Geológico Norte-Americano, o terremoto é considerado pelo órgão o mais forte a atingir o país nos últimos 200 anos.

Dezenas de prédios da capital caíram e deixaram moradores sob escombros. Importantes edificações foram atingidas, como prédios das Nações Unidas e do governo do país. No entanto, devido à precariedade dos serviços básicos do país, ainda não há estimativas sobre o número de vítimas fatais nem de feridos.

O Haiti é o país mais pobre do continente americano. O Brasil comanda cerca de 7 mil soldados da força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, enviada ao país em 2004, e tem cerca de 1,3 mil homens na região. As Forças Armadas Brasileiras participaram do socorro às vítimas de furacões no país em 2004 e 2008.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade