PUBLICIDADE

América Latina

Forte terremoto no Haiti gera alerta de tsunami

12 jan 2010 - 20h07
(atualizado em 13/1/2010 às 11h01)
Compartilhar

Um forte tremor de 7 graus na Escala Richter de magnitude atingiu o litoral do Haiti às 19h53 (hora de Brasília) desta terça-feira, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O tremor provocou a emissão de um alerta de tsunami para partes do Caribe, incluindo o Haiti, a República Dominicana, Cuba e Bahamas, informou o Centro para Alertas de Tsunami no Pacífico.

Civis ajudam a resgatar vítima que ficou embaixo de escombros
Civis ajudam a resgatar vítima que ficou embaixo de escombros
Foto: Reuters

"A ameaça de um tsunami extenso e destrutivo não existe com base em dados históricos de terremoto e tsunami", disse o Centro. "No entanto, há a possibilidade de um tsunami local, que pode afetar o litoral a não mais de 100 km do epicentro do tremor". O epicentro do terremoto foi dentro do território haitiano, a 10 km da cidade de Carrefour, perto da capital Port-au-Prince, e teve profundidade de apenas 30 km.

Inicialmente, o Serviço havia informado que o tremor teve magnitude de 7,0. Um forte terremoto, de magnitude 7,0 ou mais é capaz de causar grande devastação.

O Haiti é o país mais pobre do Ocidente. O Brasil comanda cerca de 7 mil soldados da força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, enviada ao país em 2004, e tem cerca de 1,3 mil homens na região. O Ministério da Defesa brasileiro informou não ter informações se o terremoto teria afetado as forças brasileiras no Haiti.

O terremoto também foi sentido com força em grande parte da República Dominicana, disse à Agência Efe o chefe da Defesa Civil dominicana, Luis Luna Paulino. A Defesa Civil do país já começou a obter informações sobre as consequências do tremor, mas até agora não há notícias sobre feridos, acrescentou Luna Paulino.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade