PUBLICIDADE

Estados Unidos

TV americana exibe cueca em que nigeriano levava explosivos

29 dez 2009 - 10h09
(atualizado às 10h18)
Compartilhar

A rede de TV americana ABC divulgou nesta terça-feira imagens da cueca em que o nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab levava os exposivos que pretendia detonar no voo 253 da Northwest Airlines, no dia 25 de dezembro .

Explosivos eram levados por nigeriano em cueca
Explosivos eram levados por nigeriano em cueca
Foto: AFP

Abdulmutallab é o principal suspeito de ter tentado explodir o avião da companhia aérea Northwest durante seu voo de Amsterdã, na Holanda, para Detroit no dia do Natal. No avião viajavam 278 pessoas. Alguns passageiros e membros da tripulação controlaram Abdulmutallab antes que, segundo as autoridades, acendesse uma bomba.

O nome de Abdulmutallab, que está detido desde o dia 25, estava em uma lista de suspeitos de ligação com extremistas. Nesta segunda-feira, de acordo com a rede de televisão americana CNN, familiares do suspeito divulgaram comunicado afirmando que haviam informado autoridades de segurança da Nigéria sobre o comportamento e a "falta de caráter" de Abdulmutallab.

Al-Qaeda
Ontem, o braço da Al-Qaeda na península arábica reivindicou a autoria do atentado fracassado do dia 25 de dezembro em um voo da Northwest Airlines entre Amsterdã e Detroit em uma nota publicada em um site islâmico. Em comunicado divulgado em fóruns virtuais islâmicos, o grupo terrorista disse que a ação era uma represália "contra a injusta agressão contra a Península Arábica" e afirmou que a bomba não explodiu devido a uma "falha técnica".

O comunicado foi divulgado junto com uma foto de Abdulmutallab, que tentou explodir a aeronave pouco antes da aterrissagem, mas foi contido pelos passageiros. O texto diz que Abdulmutallab, 23 anos, é "um jovem rico e ativo" e que manteve uma "coordenação direta" em sua operação com os combatentes islâmicos da Península Arábica, sediados no Iêmen.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade