Notícias » Notícias

 ONU impõe embargo de armas e outras sanções contra Eritreia
23 de dezembro de 2009 17h35 atualizado às 17h51

O Conselho de Segurança das Nações Unidas adotou nesta quarta-feira uma resolução que estabelece um embargo de armas e outras sanções contra a Eritreia por fornecer armamento aos opositores ao Governo da Somália e por negar-se a resolver sua disputa fronteiriça com o Djibuti.

Em sua resolução, o conselho proíbe a importação e a exportação de armas à Eritreia e pede aos países-membros da ONU que inspecionem toda a carga aérea e marítima suspeita que circular entre a nação e a Somália.

Dos 15 países-membros do conselho, a China se absteve na votação e a Líbia votou contra.

Além disso, os 15 Estados impuseram uma proibição de viagem aos indivíduos, incluindo políticos e militares eritreus, que violarem o embargo ou obstruírem qualquer possível acordo com o Djibuti.

O texto aprovado estipula o congelamento de ativos financeiros a indivíduos, Governos e companhias privadas responsáveis por atos de violência ou terrorismo contra outros Estados ou cidadãos da região.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.