Notícias » Mundo » Mundo

 Agressor de Berlusconi faz tratamento psicológico, diz polícia
13 de dezembro de 2009 18h10 atualizado às 19h31

Massimo Tartaglia, 42 anos, foi identificado após atingir Berlusconi no rosto com objeto. Foto: EFE

Massimo Tartaglia, 42 anos, foi identificado após atingir Berlusconi no rosto com objeto
Foto: EFE

A polícia italiana afirmou que o homem que agrediu neste domingo o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, durante um ato político em Milão passa por tratamento psicológico há dez anos em um hospital da cidade. Massimo Tartaglia, 42 anos, foi identificado após atingir Berlusconi no rosto com um objeto.

Segundo as investigações, Tartaglia não tem antecedentes criminais e teve sua carteira de motorista apreendida há alguns meses.

O primeiro-ministro italiano foi agredido hoje ao final de um comício de seu partido, Povo da Liberdade (PDL), na praça do Duomo, em Milão, e teve que ser hospitalizado. Com a boca ensanguentada, Berlusconi foi retirado imediatamente em um carro oficial do local do comício e foi levado para o hospital San Raffaele.

O incidente ocorreu depois que o primeiro-ministro desceu do palanque no qual tinha discursado e saudou os presentes ao ato antes de entrar no carro oficial, momento no qual Tartaglia aproveitou para agredi-lo.

Tudo isso aconteceu depois de o primeiro-ministro ter sido interrompido durante seu discurso, transmitido ao vivo pela televisão, pelos protestos de opositores que pediam sua renúncia e o chamavam de "palhaço". Berlusconi se irritou e gritou de volta "vergonha" pelo menos três vezes.

O ministro da Defesa italiano, Ignazio La Russa, que participou do comício do PDL em Milão, disse após a agressão, em declarações ao canal de notícias Rai24, que o primeiro-ministro esteve moderado "como nunca".

Imediatamente após a agressão, os principais líderes políticos italianos condenaram o ocorrido. O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, expressou através de um comunicado de imprensa sua "mais firme condenação ao grave e impulsivo gesto de agressão" contra Berlusconi, a quem transmitiu sua solidariedade.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Homem lançou réplica de igreja da cidade de Milão e atingiu o rosto do primeiro-ministro italiano, que foi levado a hospital

  1. O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, foi agredido após um comício em Milão

    Reuters
    Foto: Reuters

  2. Ainda não se sabe se ele foi atingido por um soco ou por um objeto


    EFE
    Foto: EFE

  3. O agressor teria se aproximado do premiê com o pretexto de pedir um autógrafo

    EFE
    Foto: EFE

  4. O ministro da Defesa, Ignazio La Russa, disse que Berlusconi saiu sangrando no nariz e na boca

    Reuters
    Foto: Reuters

  5. A polícia conseguiu deter o suspeito de agredir o primeiro-ministro

    Reuters
    Foto: Reuters

  6. Ele foi levado para o hospital San Raffaele para tratar o ferimento

    EFE
    Foto: EFE

  7. Antes de ser agredido, Berlusconi fez um discurso criticando a "esquerda marxista" italiana e os juízes

    EFE
    Foto: EFE

  8. Berlusconi também destacou os sucessos na luta contra a máfia, durante o discurso


    AFP
    Foto: AFP

  9. Massimo Tartaglia, o suspeito de agredir Berlusconi, é detido depois do incidente

    EFE
    Foto: EFE

  10. Segundo a polícia, Massimo Tartaglia não tem antecedentes criminais

    EFE
    Foto: EFE

/mundo/foto/0,,00.html