PUBLICIDADE

Mundo

A400M, o gigante da aviação militar, levanta voo na Espanha

11 dez 2009 - 08h16
(atualizado às 11h00)
Compartilhar

O grupo aeronáutico europeu EADS realizou nesta sexta-feira, em Sevilha, na Espanha, o primeiro teste do avião militar Airbus A400M, depois de pelo menos três anos de atraso na produção da aeronave, segundo informações da agência AP.

O Airbus de transporte militar modelo A400M decola no aeroporto de Sevilha
O Airbus de transporte militar modelo A400M decola no aeroporto de Sevilha
Foto: AFP

Após aquecer durante vários minutos seus quatro motores, o avião se deslocou suavemente pela pista e levantou voo em meio aos aplausos dos mais de 3 mil presentes ao ato.

O protótipo A400M deve realizar um voo de três horas, no qual vai percorrer entre 200 km e 300 km sob o comando de dois pilotos, o espanhol Ignacio Lombo e o britânico Edward Strongman, com uma tripulação formada por quatro engenheiros franceses.

Mas enquanto o gigante Airbus A400M ganhava os ares da cidade espanhola, as autoridades e ministros europeus discutiam em solo como dar continuidade ao projeto lançado seis anos atrás e que já ultrapassou bastante o orçamento inicial.

Com custo inicial de 20 bilhões de euros, o projeto previa a compra de 180 aviões para sete governos - Bélgica, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Luxemburgo, Espanha e Turquia. No entanto, o grupo EADS teria aumentado o valor final em pelo menos 25%.

Os números do A400M

O A400M pertence a uma moderna concepção estratégica e tecnológica de avião de transporte militar capaz de aterrissar em qualquer tipo de terreno e em pista curta, por isso os especialistas o consideram idôneo tanto para ações militares quanto de ajuda humanitária.

Tem uma capacidade de carga de 37 toneladas, comprimento de 45,1 metros, envergadura de 42,4 metros e altura de 14,5 metros. O A400M vai permitir que a Airbus Military concorra com dois modelos similares, o Lockheed C130 (Hércules) e o Transall C-160.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade