PUBLICIDADE

América Latina

Uruguai: Mujica discursa como eleito e diz que não há vencidos

29 nov 2009 - 21h43
(atualizado às 22h55)
Compartilhar

O senador e ex-guerrilheiro tupamaro José Mujica, 74 anos, discursou neste domingo como o vencedor do segundo turno das eleições presidenciais uruguais segundo projeções. Ele chamou as principais forças da oposição, o Partido Nacional e o Partido Colorado, a trabalharem pela unidade. "Nem vencedores, nem vencidos. Apenas elegemos um governo que não é dono da verdade", disse Mujica, falando a centenas de partidários que celebravam sua vitória diante do Hotel NH Columbia, em Montevidéu. As informações são da Ansa.

Mujica discursou como presidente eleito do Uruguai
Mujica discursou como presidente eleito do Uruguai
Foto: EFE

Mujica foi designado para suceder Tabaré Vázquez no cargo a partir de 1º de março de 2010. Segundo projeções extra-oficiais divulgadas por consultorias, o triunfo se deu com índices de apoio que variaram entre 50,8% e 51,6%.

Em um discurso conciliador, o presidente virtualmente eleito mais de uma vez se referiu a Luis Lacalle, candidato do Partido Nacional derrotado na votação de hoje. Falando a seus apoiadores, ele também disse para que "não cometam o erro de ofender quem fez uma opção diferente" no processo eleitoral. Mujica agradeceu ao atual presidente, Tabaré Vázquez, que estava ao seu lado no palanque, e fez um apelo em favor da integração e da unidade também no âmbito regional latino-americano.

"Somos todos compatriotas", afirmou. Mujica, que nos anos 60 passou a integrar o Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros, guerrilha que atuou até o início da década seguinte, saudou ainda os partidos Colorado e Independente.

Além disso, chamou a atenção para a "necessidade de tentar buscar um sentido de unidade" que beneficie o país no futuro e pediu desculpas pelos momentos em que pode ter ofendido seus adversários, motivado por seu "temperamento de combatente".

Com informações da AFP

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade