Notícias » Mundo » Mundo

 Embaixador egípcio apresenta credenciais em Bagdá desde 2005
09 de novembro de 2009 12h52 atualizado às 13h21

Comentários
 

O novo embaixador do Egito no Iraque, Sharif Shahin, o primeiro desde 2005, apresentou hoje suas credenciais ao ministro de Assuntos Exteriores iraquiano, Hoshiyar Zebari.

Segundo um comunicado oficial, durante a reunião, o ministro destacou os laços estratégicos e a longo prazo entre Egito e Iraque, que recentemente favoreceram a assinatura de vários acordos de cooperação.

O embaixador manifestou sua satisfação por representar seu país no Iraque e expressou o forte apoio do Governo do Cairo ao processo de reconstrução iraquiano.

Shahin chegou a Bagdá na sexta-feira passada para finalizar os preparativos de abertura da Embaixada do Egito, que está sem representante diplomático no Iraque desde o sequestro e posterior assassinato, em julho de 2005, do então encarregado de negócios, Ihab al-Sherif.

O ministro de Exteriores egípcio, Ahmed Aboul Gheit, visitou o Iraque em outubro de 2008, na primeira visita de um responsável de alto nível de seu país desde a invasão iraquiana ao Kuwait, em agosto de 1990.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.