PUBLICIDADE

Mundo

vc repórter: dominó gigante simboliza queda do muro em Berlim

9 nov 2009 - 12h53
(atualizado às 13h17)
Compartilhar

Encerrando as comemorações dos 20 anos da queda do Muro de Berlim, na Alemanha, um dominó gigante será derrubado nesta segunda-feira para simbolizar o momento vivido em 9 de novembro de 1989. Milhares de peças com 2,5 m de altura, pintadas por artistas e estudantes, cairão por uma distância de dois quilômetros.

As peças, pintadas por artistas e estudantes, possuem 2,5 m de altura
As peças, pintadas por artistas e estudantes, possuem 2,5 m de altura
Foto: Luis Tittanegro / vc repórter

Segundo a agência AFP , autoridades alemãs e estrangeiras irão discursar diante das estruturas organizadas no centro da capital. O ex-presidente polonês Lech Walesa, será o primeiro convidado a derrubar uma das peças. "Eu estou encarregado de fazê-lo, representando a Polônia, porque foi em 1980, em Gdansk, que o primeiro muro caiu", disse.

O ato solene será finalizado no Portão de Brandeburgo com a presença dos representantes das quatro potências aliadas ao término da Segunda Guerra Mundial. De acordo com a EFE , entre os convidados estão os presidentes da Rússia e França, Dmitri Medvedev e Nicolas Sarkozy, o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, e a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, que está na cidade desde ontem.

O dominó lembrará o fim da divisão de Berlim, separada por 28 anos desde 1961, da Alemanha e da Europa.

O internauta Luis Tittanegro, de Berlim, na Alemanha, participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade