PUBLICIDADE

Ásia

Terremoto de 6,7 graus na Indonésia mata 2 e fere 82

9 nov 2009 - 01h03
(atualizado às 11h46)
Compartilhar

Pelo menos duas pessoas morreram, outras 82 ficaram feridas e vários edifícios foram danificados devido a um terremoto de 6,7 graus na escala Richter registrado em frente à ilha de Sumbawa, na Indonésia, informaram fontes oficiais.

População vasculha escombros após tremor
População vasculha escombros após tremor
Foto: AFP

O Ministério da Saúde afirmou que seis dos feridos se encontram em estado grave no hospital. Cerca de 300 edifícios sofreram danos, dos quais os mais graves foram detectados em 12 casas, dois centros de ensino e um ambulatório.

O distrito mais atingido foi o de Bima, onde também uma ponte desabou e dezenas de residentes fugiram para as montanhas devido ao medo de um tsunami, segundo o chefe do centro de desastres do Ministério da Saúde indonésio, Rustam Pakaya.

Duas pessoas morreram na aldeia de Raba Ngodu, que sofreu um blecaute imediato quando ocorreu o tremor, enquanto várias testemunhas disseram que pelo menos uma clínica, quatro colégios e cerca de 50 casas desabaram.

O terremoto aconteceu às 3h41 (17h41 de Brasília de domingo), 16 quilômetros ao noroeste da cidade de Raba, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

O epicentro foi localizado a 8,32 graus de latitude sul e 118,69 graus de longitude leste, 18 km abaixo do nível do mar, e foi sentido pelos turistas na ilha de Lombok.

Apesar da força, da proximidade à costa e da pouca profundidade do tremor, nem o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico nem as autoridades indonésias avisaram antes do maremoto.

Há dois anos, um tremor de 6,4 graus deixou cerca de dez mortos e centenas de edifícios destruídos na mesma área da província de Nusa Tenggara Ocidental.

Outras 3 mil pessoas morreram no terremoto de 7,6 graus ocorrido em setembro na ilha de Sumatra. A Indonésia fica sobre o Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que registra todos os anos cerca de 7 mil terremotos, na maioria moderados.

Em 26 de dezembro de 2004, em Sumatra, originou-se o terremoto de 9,1 graus que gerou um devastador tsunami. A onda gigante espalhou um rastro de destruição em mais de dez nações banhadas pelo Oceano Índico e causou mais de 226 mil mortes.

EFE   
Compartilhar
Publicidade