Notícias » Mundo » Mundo

 Italianos querem manter crucifixos nas salas de aula
08 de novembro de 2009 17h57 atualizado às 18h45

Comentários
 

Cerca de 84% dos italianos se opõem a uma normativa da Corte Europeia de Direitos Humanos que ordena que os crucifixos sejam retirados das salas de aula na Itália, mostrou uma pesquisa neste domingo.

A pesquisa do jornal Corriere della Sera indicou que 84% dos italianos querem que os crucifixos sejam mantidos, aproximados 14% cento disseram que deveriam ser retirados e 2% não opinaram.

Aqueles a favor incluem muitos que não são católicos praticantes. Cerca de 68% dos que disseram nunca ter assistido a uma missa afirmaram que também desejam que os crucifixos permaneçam nas escolas.

A Itália disse que apelaria da normativa, adotada na terça-feira em Estrasburgo, e líderes do governo, encabeçados pelo primeiro-ministro Silvio Berlusconi, disseram que os crucifixos serão mantidos por fazerem parte da cultura cristã do país.

A normativa - que apontou que os crucifixos poderiam perturbar os alunos que não são cristãos - despertou repulsa no Vaticano e protestos irritados na Itália.

O caso foi apresentado por uma italiana, Soile Lautsi, que se queixou de que seus filhos tiveram que frequentar uma escola pública no norte da Itália na qual havia crucifixos em todas as salas.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.