Notícias » Mundo » Mundo

 Chancelaria russa defende não dramatizar anúncio de Pyongyang
06 de novembro de 2009 10h33 atualizado às 10h48

Comentários
 

O Ministério de Assuntos Exteriores da Rússia pediu nesta sexta para não dramatizar o anúncio da Coreia do Norte de que extraiu plutônio para armas atômicas através do reprocessamento de barras de combustível nuclear.

"É difícil qualificar esse passo como uma ajuda para criar um ambiente propício para o começo das negociações", afirmou o porta-voz da Chancelaria russa, Andrei Nesterenko, em um comparecimento à imprensa.

Mas, ao mesmo tempo, o diplomata ressaltou que Moscou "pede para não dramatizar este fato, enquanto os passos dados por Pyongyang não acrescentam, a princípio, nada de novo à situação".

Acrescentou que a Coreia do Norte declarou sua disposição de negociar também no formato a seis lados (as duas Coreias, China, Japão, Estados Unidos e Rússia) sobre o problema nuclear na península coreana, se houver progressos no diálogo entre Pyongyang e Washington.

"Reiteramos que avaliamos positivamente os contatos sobre o problema nuclear na península da Coreia em qualquer formato, no entendimento de que se desenvolvam (...) de maneira transparente para os demais participantes do processo a seis lados", disse Nesterenko.

O porta-voz expressou o convencimento da Rússia de que a Coreia do Norte e os Estados Unidos "conseguirão, em um prazo suficientemente curto, encontrar um denominador comum".

A agência oficial norte-coreana "KCNA" informou na terça-feira que a Coreia do Norte completou no final de agosto o reprocessamento de 8 mil barras de combustível armazenadas na usina nuclear de Yongbyon, para extrair o plutônio e aumentar suas reservas de material atômico.

A "KCNA" não precisou a quantidade de plutônio obtido, mas o rendimento de uma dessas barras é de 1%, por isso os especialistas afirmam que, com o reprocessamento de 8 mil barras de combustível nuclear, é possível obter cerca de 7 quilos de plutônio, suficiente para construir uma bomba atômica.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.